sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Ministro dos Sapatos Italianos


O Ministro Manuel Pinho tem cara de totó. Pode ser muito inteligente e competente, mas aquela cara tem alguma coisa... Lembra-me aqueles miúdos da escola que eram sempre gozados... Imagino o Manelinho a brincar ao berlinde, a vir um matulão e dar-lhe uns carolos nas orelhas e a roubar-lhe os berlindes todos, mais a sandes e o sumo que a mãezinha lhe enviou com muito amor e carinho.

Percebe-se que deve ser boa pessoa, mas não tem jeito nenhum para falar em público. Cada vez que abre a boca... enfim, já sabem o que eu ia dizer...

Agora quis dizer uma coisa engraçada. Estava em Itália a visitar uma feira de Sapatos e então pensou em fazer um brilharete. A ideia dele era assim: "vou dizer que estava a pensar em comprar sapatos italianos, mas que quando vi os Portugueses mudei logo de opinião, dada a sua qualidade e design".

Conseguem visualizar aquele tipo de pessoa que não consegue ter piada com a anedota mais gira do Mundo? O Manuel é assim.

Então encheu-se de coragem e lá foi tentar fazer o seu número artístico:

Manuel Pinho comete inconfidência
O convite partiu dos empresários portugueses. Naquela que é considerada a maior ofensiva internacional de sempre do calçado português, com 30 iniciativas de promoção em todo o Mundo, o ministro da Economia foi convidado para ajudar.

Manuel Pinho visitou os stands portugueses, na Feira de Calçado de Milão, e, pelo caminho, foi apreciando as novidades do sector.

Enquanto falava das preferências pessoais no que diz respeito a sapatos, acabou por deixar escapar uma confissão.

"Eu vinha cá comprar sapatos italianos, mas fiquei tão impressionado com a qualidade dos sapatos portugueses que vou levar sapatos portugueses. Vinha comprar sapatos italianos porque têm um óptimo nome em termos de design", afirmou.

Minutos depois, o ministro esqueceu-se do compromisso de levar sapatos portugueses. É certo que, nesta feira, os produtos não estão à venda para o consumidor individual, mas, mesmo que estivessem, Manuel Pinho não seria um deles.

Questionado sobre se no final da visita ainda faria umas compras na feira, o ministro da Economia respondeu: "Não, não venho. Vou já para Bruxelas".

Os empresários portugueses presentes na feira preferiram não comentar as declarações do ministro. Disseram apenas que, provavelmente, Manuel Pinho quis só fazer uma graça e que, vistas as coisas pelo lado positivo, mais vale tarde do que nunca. Agora, pelo menos, o calçado português ganhou mais um adepto.


Ou seja, fez a sua piadola que ninguém percebeu. Passou a imagem de que estava a promover os sapatos Italianos. Depois naquela feira não se vendem sapatos, são só para exposição. E, aqui que ninguém nos ouve, o Manuel tinha uns sapatos pretos já velhinhos e todos dobrados.

Caro Eng. José Socrates, quando o Ministro Manuel fizer anos juntem-se todos os Ministros e façam uma vaquinha para oferecer uns sapatos ao Manuel. Parece-se que ele prefere os Italianos...

Sem comentários: