quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fiambre Fatiado na Hora

Sempre me fez confusão as pessoas que optam pelo fiambre fatiado na hora.

Qual a diferença entre o fiambre fatiado na hora e aquele que foi fatiado há 30 minutos? Se o formos comer na manhã seguinte, haverá diferença entre um e outro? Não!

Penso que é psicológico. E como se o fatiado na hora fosse fresquinho, feito a partir de um porco novo, que tivesse comido ração de melhor qualidade, engordado naturalmente e com partes nobres do porco. O que já está fatiado é tudo ao contrário: feito a partir de restos de porco velho, engordado a correr!

O fatiado na hora é recente, é como se o porco tivesse acabado de morrer e fosse logo tranformado em fiambre. Não faz mal à saúde.
O que já está fatiado é um alimento nefasto, velho e ressequido.

Mas vejam bem a questão: são 18h e vamos comprar fiambre. O fatiado na hora foi cortado às 18 h, mas se comprar já às fatias foi cortado às 17.30h. Chega a casa pelas 19h e vai pôr o fiambre no frigorífico. O fatiado na hora foi cortado há uma hora e o outro há uma hora e meia. Vai comê-lo na manhã seguinte, pelas 9h. O fatiado na hora está cortado há 15 horas e o outro há 15 horas e trinta minutos.
Quem nota a diferença?

Já imagino alguém a dizer "Ah e tal, eu cá só como fiambre fatiado na hora. Ah pois é, ele assim é mais fresquinho, até se sente ainda o cheiro do porco. Essa coisa de comprar fiambre já fatiado é prós larilas que não gostam de apreciar a leveza, o sabor, a textura de um fiambre fatiado na hora. Gajos que não percebem. Ingenorantes!"

E agora até temos fiambre em forno de lenha. Que maravilha.
Já agora, o outro, aquele que comemos há vários anos, vai a que tipo de forno? Eléctrico ou a gás? Haverá diferença no sabor se for em forno de lenha, gás ou eléctrico?

E a madeira do forno de lenha? É pinho, carvalho, azinho ou serradura? Quem explica? Quem nos informa?

Qual o futuro próximo do fiambre?
Já temos de perú e de frango. Faltam a vaca, a galinha, o galo e o coelho. Para já. Mais tarde iremos para o cavalo e a avestruz.
Sem falar nos peixes que também merecem. Para quando o fiambre de pescada, de sardinha ou de cherne. E depois o marisco, com o fiambre de berbigão (para os tesos) e o de lavagente (para os ricos)!

Até a Wikipédia não sabe o que é fiambre... e envia-nos para o presunto! É que tem tudo a ver!

Segundo a Infopédia fiambre é um substantivo masculino que significa "carne de porco preparada para se comer fria, geralmente cortada em fatias".

Pela net descobri uma explicação de alguém que já esteve ligado ao ramo:
"Uma das caracteristicas do porco, é que quase tudo, ou mesmo tudo é aproveitado, excepto os olhos, sistema nervoso e os pulmões (e depende do método de abate)...
Nas salsichas frescas, utiliza-se restos de carne que sobram de outros processo produtivos e carne raspada das traqueias além de terem muita gordura (mas isto náo é novidade)...
para rematar, os melhores fiambre, no que toca a qualidade da carne, é perna extra, pá extra....tudo o resto... é mais água do que carne...
"

Depois disto tudo ainda vai pedir fiambre fatiado na hora?

Foi a partir desta ideia do fiambre fatiado na hora que surgiu a ideia para o nome do blog.
Agora falta reunir uma equipa que se decida a escrever.
E que não goste de fiambre fatiado na hora!!!

Já agora, esta ideia surgiu porque soube que o meu bom amigo Nuno Silva compra sempre fiambre fatiado na hora... Vou convidá-lo para participar no blog... eheh

1 comentário:

Paulo Anastacio disse...

O amigo Nuno Silva, também meu amigo, meu compadre, meu irmão, tem destas coisas... agora já sei, quando ele vier a minha casa tenho de fatia-las na Hora...
Bom permitam-me fazer um comentário sobre o facto de a palavra "fiambre "não ser conhecido na WIKIPÉDIA e enviar para o presunto, poderá ter alguma coisa a ver com Brasileiro e não português, é que no Brasil não existe "fiambre" e sim presunto. Se houvesse um dicionário Português - Brasileiro era isso que se via, FIAMBRE - o mesmo que Presunto
"substantivo masculino que significa "carne de porco preparada para se comer fria, geralmente cortada em fatias". "