segunda-feira, 3 de março de 2008

Filas Sim …...Via Ciclo Pedestre não!!!

Ontem finalmente percebi porque é que ao longo dos anos a Câmara Municipal de Faro teima em não arranjar soluções para o problema de acessos à Ilha de Faro!!!!

Porque a corrente situação …………………..LUCRA PÁ!!!

Como Faro é uma Cidade com grandes alternativas de lazer para os seus habitantes………ou seja ………ou vão ao Fórum ou vão para a Praia ……….o facto de estar um dia magnifico como foi o dia de ontem, originou um grande afluxo de pessoas à Ilha de Faro.

Para além de uma pessoa levar logo com fila na “curva da praia”, por causa do pessoal que agora considera “Fashion” passear no “Ludo”, ao avançarmos mais uns metros deparamo-nos com a normal fila de carros para entrar ilha!!

Até aí tudo bem, o pior é que depois de tomar um cafezito já na praia, quando quis sair para ir preparar a “Bancada Central” lá de casa para o Derby que se avizinhava (e no qual o Sporting deveria ter ganho e foi roubado pelo Palhaço Paraty), deparei-me com uma longa, angustiante e estática fila de carros para sair da ilha (sim……. é que os carros simplesmente não andavam……….”Cambada de caracóis com travões”)!!!!!

Desta forma, como bom mocinho esperto que sou, pensei ……………..”bem como ainda falta algum tempo para o jogo, vamos aproveitar mais um bocadinho da praia e dar uma volta pelo areal.”

Depois de um magnífico passeio a admirar as mansões ilegais que abundam na ilha, verificamos que a fila tinha piorado, pois o trânsito já estava entupido em ambas as faixas de rodagem !!

Bem………..como ainda se tinha uma margem de duas horas até ao inicio do jogo, não entrei em pânico e decidi, procurar novo café para passar o tempo até a fila encurtar!!

Ora durante a curta deslocação até ao café, reparei que haviam bastantes pessoas a fazer exactamente o mesmo!!

Depois de gastar todos os adjectivos mais nocivos que me vinham à cabeça para conotar o facto de ainda não haver uma solução para este problema que se verifica na praia, não só em época de Verão, como também, nas boas tardes que se fazem ao longo do ano…………… apercebi-me do porquê de tudo isto!!

È pá.……..não há soluções ……………..porque rende aos comerciantes da praia ter o pessoal lá preso, porque assim vão consumindo e como tal, vão largando o tão desejado dinheirinho!!!!! E perante argumentos destes, remeti-me à minha condição de visitante aprisionado e a cantarolar na minha mente a tão célebre canção dos Delfins ……Soltem os prisioneiros……lá, lá, lá, trá, lá, lá, trá lá, lá!!

Ora digam lá meus caros, se não seria melhor se a Câmara Municipal de Faro das duas uma, ou construía nova ponte para a Ilha de Faro acrescentando duas vias ao percurso, ou então, numa das margens construía uma via ciclo pedestre e um parque de estacionamento ao ar livre na zona que dá acesso à pista do aeroporto a qual por sua vez, seria a meu ver, a solução mais acertada tanto em termos ambientais como em termos de “desentupimento” de trânsito!!

1 comentário:

JNN disse...

Eu até defendo o encerramento da ponte para particulares... para mim ficaria apenas para ambulâncias e transporte de mercadorias.

E a construção do tal parque de estacionamento de que falas antes da ponte. E uns mini-bus a levarem a malta até à praia. E mais a ciclovia. Poder ser que o Pólis nos traga essa oferta...