terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Serviços de Saude (ou falta deles...!)

Antes demais obrigado por ser convidado a escrever neste Bolg.

escrevo hoje sobre o nosso serviço de saúde, porque ontem vi mais uma situação que me revolta e me deixa com vergonha de ser Português.

Ontem uma pessoa de família eram 18h30 desconfiou de que algo com a sua saude estava errado, telefonou à sua medica a relatar o que se estava a passar, e esta foi da opinião que ela deveria se dirigir ao SAP ou ás Urgências do Hospital, ao que ela perguntou à médica se podia esperar por hoje para la ir ao que a médica respondeu "eu não esperava e ia já hoje..."
Assim foi ela ás 19h00 estava as urgência do hospital, como todos, faz a triajem e agora espera como todos....
o certo é que eram 23h15 e ainda não sabia quando seria atendida, mas durante estas 4 horas ela contou que dois médicos que estavam a atender nas urgências, sairam por 5 vezes para tomar café...
Bom deve ser a gozar com o Utente, sim a gozar por uma simples razão, é que além de descontamos para os planos de saude, esta pessoa foi para as urgências sem jantar, e para não correr o risco de ser chamada e não estar la, não se atreveu a sair pra jantar...
Sempre que perguntava na recepção sobre perspectiva de tempo de espera obtinha uma única resposta "... ah e tal... não sei... o seu estado não é grave.... ", bem! acho que se não fosse grave a medica não a teria aconselhado a lá ir...
A essa hora, ás 23h15 já estava com outro problema... estava a se sentir mal, porque a sala de espera de um hospital não é propriamente o melhor sitio para se fazer "SALA" e ver um bom filme... e a fome apertava e estava-se ja a sentir mal... acabou por se vir embora e optar por hoje ir ao privado....
Tudo isto me revolta...
Revolta-me porque eu tive há uns tempos atrás um Quisto no cotovelo, quisto esse que me inchou o braço de tal forma que alem de não o conseguir mexer, febre na ordem dos 39 graus e dores insurportaveis, e como qualquer cidadão e utente desloquei-me ás Urgência do Hospital num sábado e fiz a minha inscrição ás 11h00...
eram 12h30 quando fui visto pela 1ª vez por em médico, o qual me disse que me enviaria para medico que estava no bloco operatório pois seria ela que me teria de lancetar o quisto para o tirar e cuidar da inflamação...
Caros amigos esse tal médico so me chamou eram 19h00.
Como é podem estes médicos serem respeitados se não respeitam quem precisa deles...
Como podemos nós acreditar no nosso sistema de saude...
Para que é que nós descontamos para o serviço de saude???!!!?!?!?!?

eu não acredito...

1 comentário:

JNN disse...

A grande questão prende-se com o número de cafés que esses médicos andam a tomar. Como é que alguém que toma 5 cafés em 4 horas consegue trabalhar decentemente?
Por outro lado sempre poupou um jantar e aproveitou para fazer uma dieta forçada...
Agora a sério, essa situação relatada é perfeitamente normal, como diria o Artur Jorge. Nos Hospitais Públicos só se safa quem está à morte ou quem tem cunha. Os outros esperam e desesperam.
Só faltou uma coisa: queixa no livro das reclamações. Sempre nos alivia a frustração e pode ser que faça qualquer coisa mexer-se um milimetro...