sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Repartições Publicas...

Repartições Publicas? o que são? toda a gente sabe, porque em qualquer altura das suas vidas pelo menos uma vez precisou de se dirigir a uma para um qualquer serviço...

Desde Registo Civil, Comercial e Predial, passando pelas Câmaras Municipais, até ás Repartição de Finanças todos nós temos uma palavrinha a dizer, alias ate deixo aqui uma sugestão ao JNN que coloque um espaço mais para votação, tipo:
GOSTA DE REPARTIÇÕES PUBLICAS?
1 - Não Gosto Absolutamente nada
2 - Não Gosto mesmo Nada
3 - Não Gosto
4 - Já nem me chateio
5 - Gosto
6 - Não sei responder

ao que interessa...

imaginem vocês que hoje uma contribuinte e funcionaria de uma empresa ligada á compra e venda de imóveis, a pedido do gerente dessa empresa dirigiu-se á Repartição de Finanças para solicitar uma certidão. Certidão essa que para quem não esta nomeio e não sabe das regras, é uma certidão passada pelas Finanças que declara que essa empresa no exercício do ano anterior realizou ou uma aquisição ou um revenda de um qualquer imóvel, comprovando a assim que se matem activa, uma vez que se não realizar uma dessas operações perde um determinado beneficio fiscal consagrado na lei.

O que aconteceu hoje, foi tão simples quanto isto, a referida empregada apresenta o pedido da tal certidão, e o funcionário publico (com ordenado pago com os nossos impostos) leu o pedido e limitou-se a dizer que não podia passar a certidão porque a empresa não cumpria os requisitos...
Bom... foi-lhe explicado que... a empresa no ano anterior sim só tinha feito uma aquisição contudo tinha realizado varias vendas, e que sim que a aquisição deveria ter tido uma determinada menção na escritura a qual não constava e que por isso sabia não poder ser considerada no pedido, mas as revendas de imóveis cumpriam esses requisitos.
O funcionário, muito arrogantemente diz não lhe interessar as revendas por que a única coisa que estaria em causa era a aquisição, e como tal esta não cumpria não passava a certidão...
Bom... a empregada novata na matéria telefonou la do balcão ao gerente da empresa, explicou a sucedido e colocou o gerente a falar com o funcionário... pois é o gerente defende que tem direito á certidão e o funcionário teima que não....
O Gerente tomou uma atitude... tirou fotocopia ao decreto-lei publicado em diário da republica, e foi directamente á repartição de finanças e a certidão foi passada... sabem porquê? porque foi preciso ensinar ao funcionário a ler e a interpretar o óbvio.
Ora bem esta historia pode parecer meio confusa para quem não esta no meio e perdoe-me se não transmiti com clareza, mas onde pretendo eu chegar já todos vocês devem ter percebido...
INCOMPETÊNCIA?
DESLEIXO?
LAISSER FAIRE LAISSER PASSER?
GOZO?
GANA PELA COBRANÇA DE IMPOSTOS?

Gostava que alguém me respondesse

Julgo que é normal que qualquer um de nós tenha duvidas sobre as nossas leis, não somos conhecedores das leis na sua plenitude, por isso recorremos aos organismos competentes para nos esclarecermos... certo?
portanto, imaginem vocês que esta empresa e seu gerente desconhecia o decreto lei... já estavam tramados... eram-lhe cobrados impostos indevidamente... ou será que o funcionário sabendo que em Portugal se paga tão pouco imposto, e pensando que o estado está a ficar pobre só queria ajudar a ganhar mais uns cêntimos....
Aliás eu até sugiro que deveríamos ir todos de enfiada dar uma esmola nas finanças... ou melhor... bora lá perguntar ao funcionário "Olhe... como é que posso pagar legalmente mais impostos? sabe é que eu ganho o Ordenado mínimo e é muito pra mim, e em vez de deixar aí um qualquer na rua deixo aqui..." era engraçado...

Aconselho a qualquer contribuinte, que para tal tenha condições, perca tempo a estudar as leis fiscais (e não só) do nosso país... porque se não está tramado, arrisca-se a pagar indevidamente.

O nosso sistema está feito de tal forma que o menos entendido se já é pobre, com a ajuda do Estado, mais pobre fica.

Eu só penso nas pessoas menos letradas, nas pessoas mais acomodadas... estão tramadas...

infelizmente, é preciso reclamar e bater o pé... ou de outra forma, o ridículo é que deveriam ser esses organismos a nos ensinar, e o que eu vi hoje, foi o contrario... foi um contribuinte ensina-los

onde chegamos....

Poderiam ficar aqui a escrever exemplos e mais exemplos...

porque é que nem tudo em Portugal é bom?

1 comentário:

JNN disse...

Alguns apontamentos interessantes:
- o gerente sabe tirar fotocópias, o que não abunda por aí
- quando não se gosta do atendimento, deve-se preencher o livro de reclamações. Mais tarde esse funcionário há-de apanhar nas orelhas
- na proposta de inquérito falta a opção "gosto muito, até porque às vezes têm lá umas gajas boas"
- o mau atendimento não é exclusivo do sector público e neste sector já está melhor do que estava
- temos o País que merecemos!