quinta-feira, 13 de março de 2008

No que somos bons...

Portugal e os Portugueses são bons em duas coisas. Antes de dizer quais são (se dissesse agora o post perdia a piada e iam para outro lado...) digamos que são duas coisas em que não só somos bons, como somos excelentes. Diria mais, somos a nata do Mundo e arredores. Somos "la creme de la creme". Completamente imbatíveis. Juntem-se os Americanos, os Chineses e os Espanhóis e não nos batem!

Que mistério será este? Porque razão o Governo ainda não atribuiu fundos a estas actividades de forma a promoverem o deenvolvimento económico do País e colocar-nos na linha da frente do pelotão Europeu? Como é que o Ministro António Pinho (o fulano dos sapatos Italianos e das piadas bacôcas) ainda não as foi visitar?

Pois bem, o mistério vai ser desvendado...

Somos os melhores do Mundo em:

- Jogos sem Fronteiras

- Guinness - Livro dos Recordes


Analisemos um a um:

Jogos sem Fronteiras
Os Jogos sem Fronteiras são a compensação nacional para o Festival Europeu da Canção! No primeiro ficávamos sempre em primeiro. No último ficamos sempre em último!
Esta situação reflecte bem o atraso nacional.
Nos jogos o importante era o desenrascanço: passar por cima de pontes estreitas, andarem uns em cima dos outros, penetrar em túneis apertados, andar de olhos vendados, entre outros. Ora bem, são situações a que estamos habituados no nosso dia-a-dia. Analisando sequencialmente: as nossas pontes são estreitas, andamos em transportes públicos apinhados, temos pontes minúsculas e votámos no Sócrates! Ou seja, nos Jogos sem Fronteiras estávamos em casa!!!
No Festival da Canção somos obrigados a ter categoria musical. Com o nosso nível de educação, onde a cultura ainda é um luxo, o último lugar tornou-se normal.

Guinness - Livro dos Recordes
Em Portugal para uma pessoa sentir que teve uma vida completa tem que ter feito quatro coisas (tido um filho, escrito um livro, plantado uma árvore e conseguido um recorde no Guinness). Conseguimos recordes em tudo: O Maior Assador de Castanhas, a pintura da tela mais extensa do mundo, o maior logotipo humano, a maior bandeira nacional humana, a maior marioneta, o clube com mais sócios (SLB), maior tempo a controlar uma bola de golfe, maior fogo de artificio, a maior onda mexicana, etc.

Tirando o clube com mais sócios no Mundo que é um emblema de Portugal no Mundo, somos especialistas em feitos bizarros! Mesmo assim, estes recordes não têm muito a ver com o típico Portuga. Não há recordes com o palito, arrotos e escarretas, o que se estranha.
Deste meu púlpito virtual faço um apelo ao verdadeiro Tuga que tem dentro de si. Começe já a treinar para que consigamos cimentar a posição de Portugal no Guinness! Algumas sugestões:
- Escarreta cuspida para mais longe, maior número de palitos na boca ao mesmo tempo, o arroto mais sonoro, maior número de peidos consecutivos, conseguir dizer "guinness" a arrotar, comer o maior número de sandes de courato em 60 segundos, emborcar o maior número de minis em 90 segundos e espancar o maior número de mulheres em 5 minutos.

O Guinness ainda existe, mas acabaram com os Jogos sem Fronteiras. Para bem da auto-estima nacional, vamos exigir o regresso desta importante competição desportiva! Já!

Sem comentários: