quarta-feira, 19 de março de 2008

Carne avariada!!!

Agora que já foi aprovado o acordo ortográfico é que os nossos amiguinhos da ASAE se lembraram de começar a inventar novas frases!

Agora inventaram a carne avariada. Repito para que não pensem que se trata de um erro: "carne avariada". Nunca tinha analisado a carne nesta perspectiva filosófica. Sempre liguei o adjectivo avariado ao estado da máquina de lavar roupa, do rádio, do carro, etc. É preciso "pensar mais alto" como disse Florbela Espanca para se chegar a este nível!

Já imagino o poeta Manuel Alegre a compôr um soneto à carne avariada "ó carne, ó carne, porque te avariaste, minha carne, meu amor".

O Abrunhosa, inventor do cinzeiro apagado, a cantar "um cinzeiro apagado, uma carne avariada, uma porta sem roda, uma janela sem leme, um cigarro sem água, um bacalhau sem ar, uma flor transparente, um careca de óculos que não sabe cantar sem sabor a framboesa".

Agora vou ter que alterar a minha linguagem. Quando for tomar a bica vou dizer: "desculpe lá, mas esta bica está avariada!". Quero ver a cara da mulher! Às tantas ainda me responde: "deixe estar que eu vou arranjá-la enchendo mais a chávena!" e ai fico entalado!

Já viram que o nosso Primeiro-Ministro anda um pouco(?) avariado...

Sem comentários: